4ª CAMINHADA DO MONGE - Rotary Club de Faxinal

Postado em: 06 de Julho de 2025 por Rotary Club de Faxinal

4ª CAMINHADA DO MONGE JOÃO MARIA - RC Faxinal

Tradicional Caminhada do Monge, sendo a terceira edição, com apoio da Secretaria de Turismo e da Prefeitura Municipal de Faxinal. O percuros será de exatos 10 Km, saindo da Casa da Amizade e chegando a Capela do Monge João Maria de Jesus. De origem italiana, ele era curandeiro, eremita, alquimista, profeta, místico e profundo conhecedor das ciências ocultas. João Maria percorreu o caminho dos tropeiros até chegar ao sul do país, ficando conhecido como figura messiânica tanto no Paraná quanto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No estado do Paraná, o Monge passou por 42 municípios, figurando Faxinal entre eles. Em nosso município temos dois locais onde o monge ficou algum tempo, fazendo curas e dando bênçãos às pessoas que o buscavam. Sua história é repleta de mistérios e tornou-se uma lenda... alguns dizem que o Monge tinha 180 anos. Fato verídico que depois de apurado foi constatado que na verdade eram 3 monges que se pareciam muito e viveram em períodos diferentes e que somando suas existencias passa dos 180 anos. Naquele tempo não havia muita informação, fotos e outros arquivos. Tudo que se conhecia sobre o monge era passado oralmente, de pai para filho, de cidadão para cidadão. É interessante constar que um dos monges fez parte da História da Guerra do Contestado. 

A Guerra do Contestado foi um conflito armado no Brasil, entre 1912 e 1916, envolvendo posseiros e pequenos proprietários de terras contra os governos de Santa Catarina e Paraná, além do governo federalA região, rica em erva-mate e madeira, era disputada entre os estados, e a construção de uma estrada de ferro pela Brazil Railway Company, de Percival Farquhar, agravou a situação. 
 
Causas:
    • Disputa de terras:
      A região do Contestado, com aproximadamente 20.000 km², era disputada entre Santa Catarina e Paraná, com posseiros e pequenos proprietários de terras reclamando direitos sobre as áreas que eram exploradas por grandes empresas madeireiras e de erva-mate. 
       
  • Expulsão de posseiros:
    A construção da estrada de ferro pela Brazil Railway Company, de Percival Farquhar, resultou na expulsão de posseiros e pequenos proprietários de terras, que viviam da exploração de erva-mate e madeira, causando grande descontentamento. 
     
  • Messianismo:
    A figura de José Maria de Santo Agostinho, um homem considerado santo e profeta pelos posseiros, tornou o movimento ainda mais religioso e messiânico, agregando pessoas à causa. 
     
  • Concentração de terras:
    A concentração de terras em mãos de grandes empresas e a falta de apoio aos posseiros por parte dos governos e da empresa norte-americana agravaram o descontentamento e a insatisfação. 
     
Principal líder:
  • José Maria de Santo Agostinho, um curandeiro e homem de fé, foi um líder importante do movimento, agregando apoio aos posseiros e tornando a luta mais religiosa e messiânica. 
     
Consequências:
  • Conflito violento:
    A Guerra do Contestado foi um conflito violento e sangrento, resultando em milhares de mortes e feridos, além de destruição e desordem. 
     
  • Acordo de limites:
    Após quatro anos de conflito, foi assinado um acordo para demarcação dos limites entre Santa Catarina e Paraná, em 20 de outubro de 1916, com o fim das hostilidades. 
     
  • Legado:
    A Guerra do Contestado é lembrada como um conflito importante da história do Brasil, marcando a disputa por terras e a violência da exploração de recursos naturai.
    José Maria de Santo Agostinho após levantada a sua história era um dos trê monges que na lenda juntos tinham 180 anos.
    (Alessandro Proença)

Fotos

Localizar site dos clubes