Reunião especial do Rotary Londrina Sul é marcada pela diversidade cultural

Postado em: 19 de Maio de 2022 por Rotary Club de Londrina-Sul

Destaque para as culturas negra e indígena

Neste sábado, 21, é celebrado o 'Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento', por isto o Rotary Clube de Londrina Sul em sua reunião ontem, quarta 18, promoveu um espaço para este diálogo. Duas fortes vertentes foram abordadas na reunião do clube, a cultura negra e a cultura indígena.

Negros em Londrina

A senhora Cida Nascimento esteve presente na reunião contando a história de vida e dos feito de seu irmão, Dr. Oscar Nascimento. Advogado, economista e professor, Dr. Oscar foi marcante na atuação em prol do Movimento Negro e da igualdade racial. Recebeu em 2002 o Prêmio Zumbi dos Palmares, entregue pela Câmara Municipal a pessoas que se destacaram na luta em defesa dos direitos humanos e contra a discriminação racial. Em 2011 foi concedido o título de Cidadão Honorário de Londrina.

Filho de agricultores analfabetos, Dr. Oscar nasceu em 1929 no município de Coroados, no interior de São Paulo, e veio para Londrina aos 5 anos de idade onde se formou na antiga Faculdade de Direito de Londrina.

Na história contata por sua irmã nesta reunião do Rotary, destaca-se a criação do clube Arol (Associação Recreativa Operária de Londrina), organização negra criada na década de 1950 que acolhia os momentos de lazer dos trabalhadores e principalmente da população afrodescendente na sociedade de Londrina que não tinham espaços coletivos até então.

Dr. Oscar fleceu em 20 de Maio de 2019, na ocasião a cidade viveu luto oficial de 3 dias em sua homenagem. Sua história está descrita no livro 'Negro em Movimento', publicado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Indígenas em Londrina

Os indígenas prestigiaram a reunião do Rotray e também abordaram suas dificuldades, cultura e os trabalhos que vêm realizando. Nas falas, o vice-cacique da Aldeia Indígena Água Branca, Renato Kriri e o presidente da Associação Cultural dos Povos Indígenas Kaingang Vãre, Amadeus Zacarias, agradeceram a oportunidade de dividir estes momentos com a sociedade.

A Aldeia Indígena Água Branca fica em Tamarana, cerca de 40Km de Londrina. A Associação Cultural Indígena Kaingang Vãre, tem sede dentro da cidade às margens da Av. Dez de Dezembro, abrigando 22 famílias no local.

A população indígena do Apucaraninha atualmente soma aproximadamente 1.300 pessoas, em um total de 350 famílias. Dentro do programa de atendimento aos Kaingáng, coordenado pela secretaria de assistência social destacamos o Vãre - Centro Cultural Kaingang, local que está direcionado à venda e divulgação da cultura material Kaingáng, constitui em um importante espaço urbano para os indígenas. Foi implantado em 1999 e desde então, tem buscado oferecer melhores condições de permanência aos kaingáng por ocasião de suas vindas à cidade de Londrina para a comercialização de seus produtos artesanais. O Vãre é um importante espaço de divulgação sobre a cultura indígena tanto para a cidade de Londrina como para o Sul do país.

 

A data

O dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é comemorado no dia 21 de maio desde 2002. A data tem como objetivo chamar atenção para a importância do respeito e da preservação da diversidade cultural, considerada um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz no mundo. 

Fotos

Localizar site dos clubes